Páginas

domingo, 27 de julho de 2014

Espionagem pós-moderna

   Com o advento da Internet surgiram novas modalidades de espionagem pelo mundo afora, possibilitando um país utilizar procedimentos de investigação em seu território, bem como fora dele. É a espionagem do mundo moderno.
   Após documentos secretos das agências de segurança e inteligência dos Estados Unidos serem divulgados em jornais de grande circulação, autoridades mundiais, tais como, Angela Merkel, Primeira-Ministra alemã, e Dilma Russeff, Presidenta do Brasil, indignaram-se perante a Organização das Nações Unidas (ONU) em desfavor das operações de espionagem submetidas, possivelmente acompanhadas pelo presidente norte-americano.
   O analista Edward Snowden promoveu o início de uma grande reação global contra as ações dos EUA. No Brasil foi aprovado o Marco Civil da Internet, norma que, dentre outros avanços, manteve intactos a neutralidade da Rede Mundial, a ser seguida por todos os cidadãos brasileiros.
   Assim, a autonomia e o controle de dados estarão sob mais proteção, não ficando tão vulnerável às espionagens da comunidade internacional. O Brasil deu um passo à favor de sua segurança da informação, no entanto, deve-se fazer evoluir e atualizar a legislação deste tema na velocidade que dá no mundo digital.

Nenhum comentário: