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terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Matriz de transporte nacional

   Por ter, o Brasil, dimensões continentais, os meio de transporte tornam-se, imperiosamente, instrumentos de importância exponencial para sua economia. Não obstante esta relevância, a matriz atualmente estabelecida não proporciona a real necessidade do país. Encontra-se bem aquém aos países que detém proporções territoriais semelhantes, tal como os EUA.
   O Plano de Aceleração do Crescimento, versões I e II, vem implementando avanços no setor, buscando a tão desejada modernização do sistema de transporte nacional. Mas, evidencia-se um desequilíbrio brutal entre os meios atualmente utilizados. As rodovias representam 52% do total; as ferrovias 30%; e as hidrovias 13%, apenas.
   Apesar disso, a intermodalidade planejada para ser implementada no sistema prevê um crescimento do fluxo das ferrovias e hidrovias para o transporte de mercadorias. As matriz ferroviária em atividade encontra-se bastante precária e os portos são um gargalo para a economia nacional. Na Russia as ferrovias representam 80% do total de lá e diversos países de expressão política-econômica menor que a do Brasil têm seus portos já modernizados. 
   Por fim, expressa-se na privatização da infraestrutura pública do setor para que, enfim, se tenha uma relevante modernização da matriz de transportes do país. Entretanto, os projetos em execução encontram-se com cronogramas atrasados e o gerenciamento vem sendo questionado pelos órgãos de controle instituídos no país.


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